1. Das frases
abaixo relacionadas, indique as que contêm oração ou orações:
( ) Que noite
linda!
( ) Lindas, as
noites mineiras!
( ) Já estou
aqui há dois meses.
( ) 0 filho
compreendeu perfeitamente o olhar do pai.
( ) Silêncio,
hospital!
( ) A estrela
ainda brilhava no céu.
2. Assinale as alternativas em que não há oração:
( ) Houve muita briga naquela festa.
( ) Socorro!
( ) Que horror!
( ) Ele não foi bem sucedido nos seus negócios.
( ) Rua contramão.
( ) Despediu‑se dos amigos antes de viajar
para a Europa.
( ) Atenção, curva perigosa!
( ) Caixa Econômica Federal.
3. Indique se as frases abaixo contêm uma ou mais
orações. Não se esqueça de primeiramente sublinhar os verbos:
a) As velas são negras, negros os mastros,
negra a tripulação.
b) Quem entra por aí, cai na escravidão.
c) As estrelas não eliminam a noite.
d) Olha‑se para cima e vê‑se o firmamento
pálido.
e) A glória
tinha sido fabricada pelo redator‑chefe da revista e apoiava‑se em murmurações.
4. Nas orações abaixo, sublinhe com um traço o
sujeito e com dois o predicado:
a) Não gastamos dinheiro em coisas
supérfluas.
b) Contaram‑me um fato espantoso.
c) Na praia fazia muito calor.
d) Chegou atrasado no ginásio o ônibus
escolar.
e) Alugam‑se chalés nesta praia, para o
período de férias.
f) Havia cavalos, cabritos e patos no
sítio do meu vizinho.
g) À entrada da casa de meus avós,
existiam mangueiras, pitangueiras e bananeiras.
5. Numere de acordo com o caso, sublinhando,
quando possível, o termo indicado:
( 1 ) sujeito simples
(2) sujeito composto
(3) sujeito oculto (determinado)
(4) sujeito indeterminado
(5) oração sem sujeito
( ) Estude a lição, minha filha.
( ) Havia muitas notas baixas na prova.
( ) Nesta escola
encontram‑se alunos inteligentes.
( ) Falaram
muito de você no clube.
( ) Come‑se bem
nos restaurantes paulistas.
( ) Come‑se, no
Rio Grande do Sul, um bom churrasco.
( )
Conversávamos animadamente eu e Paulo.
( )
Conversávamos todos os dias após as aulas.
( ) Num galho de
mangueira brincam dois passarinhos.
( ) Fazia muito
calor em Brasília.
6. Sublinhe o sujeito e classifique‑o:
a) Vende‑se esta casa comercial.
b) São preferidos os candidatos gualificados.
c) Naquele cruzamento capotou um automóvel de passeio.
d) Faz hoje seis meses, após o lançamento do livro.
e) Quem trará meus livros?
f) Geou muito, durante a madrugada, em Santa Catarina.
g) Naquela entrevista, em que língua o embaixador e o
jornalista falavam?
h) Necessita‑se de muito apoio para aquela campanha.
i) Trocávamos, sempre, idéias sobre as questões da prova.
j) São excelentes a água e o clima de Lambari.
7. Das frases abaixo, sublinhe o núcleo do
sujeito, determinando‑lhe a classe gramatical:
a) Era grande
a alegria da criançada diante da notícia do passeio.
b) Sorriu o
filho, nós também sorrimos, e tudo acabou em pura galhofa.
c) Fernanda
estava serena e risonha.
d) Os dois
foram aprovados no vestibular.
e) Quem ama o
raro e o difícil?
f) Eles gostam das flores do campo.
g) Esta ficou espantada, sem palavras.
8. Preencha os parênteses, sendo: ( 1 ) predicado verbal;
(2) predicado nominal; (3) predicado verbo‑nominal.
( ) 0 mau aluno
está sempre desatento.
( ) A criança
adoentada está em minha casa.
( ) A canoa
virou de repente.
( ) Os
desordeiros viraram a mesa enfurecidos.
( ) A lagarta
virou borboleta.
( ) Considerei
apenas o estilo.
( ) Todos o
consideravam capaz de tamanho empreendimento.
( ) Andaram de
carro por toda a Europa.
( ) Andavam
preocupados com a notícia.
( ) Andavam pela
cidade temerosos.
9. Separe o sujeito do predicado e, em seguida,
retire os respectivos núcleos:
a) Na selva
todos os animais respeitam o leão.
sujeito:
núcleo:
predicado:
núcleo:
b) Os advogados do réu usaram de todos os meios
possíveis.
sujeito:
núcleo:
predicado:
núcleo:
c) Depuseram na Delegacia várias testemunhas a favor do
acusado.
sujeito:
núcleo:
predicado:
núcleo:
d) Ganhaste a fama de valente.
sujeito:
núcleo:
predicado:
núcleo:
e) No segundo semestre, recuperaram o tempo perdido
professores e alunos.
sujeito:
núcleos:
predicado:
núcleo:
f) No tanque as lavadeiras batiam as roupas.
sujeito:
núcleo:
predicado:
núcleo:
g) Do aeroporto os aviões saíam atrasados.
sujeito:
núcleo:
predicado:
núcleos:
h) São personagens de Machado de Assis Capitu e Bentinho.
sujeito:
núcleos:
predicado:
núcleo:
i) Em pouco tempo, Tom e Vinícius tornaram‑se amigos
inseparáveis.
sujeito:
núcleos:
predicado:
núcleo:
10. Indique se o
predicado destas orações é (1) nominal; (2) verbal; (3) verbo-nominal,
sublinhando o seu núcleo ou núcleos:
( ) São frias as
noites de junho.
( ) Elegeram‑no
representante da turma.
( ) A garotada
corria no pátio da escola.
( ) Os
trabalhadores chegaram da obra cansados.
( ) Durante os jogos do campeonato, as
torcidas andaram entusiasma
( ) Apesar das promessas, a exposição não foi
inaugurada.
11. Distinga, nas seguintes orações, ( 1 ) os verbos de
ligação; 2 ) verbos significativos:
( ) A vida
tornou‑se difícil para ele.
( ) 0 empregado
tornou à casa do patrão.
( ) Os foliões
da Mangueira estão nas ruas.
( ) Os
pescadores estão preocupados com o tempo.
( ) 0 peão
inexperiente caiu do cavalo.
( ) A professora
caiu doente.
12. Sublinhe o predicado de cada oração, indicando se o
verbo é transitivo ou intransitivo.
a)
A brisa soprou do mar.
b)
0 nevoeiro cobriu toda a cidade.
c)
Caiu um raio na porteira do curral.
d)
Lia muito durante a noite.
e)
Sempre lia romances policiais.
f) A cerca impediu a fuga do gado.
13. Distinga, nas orações abaixo, os verbos transitivos
diretos dos transitivos indiretos:
a)
Guardou a documentação no cofre‑forte.
b) Demos-lhe
a informação necessária.
c) Preciso de
uma boa orientação.
d) Na biblioteca encontrei a primeira edição
de uma obra rara.
e) Meu irmão
respondeu com presteza à carta do seu amigo.
f) Cada um cuida
de si.
14. Distinga nas orações dos períodos abaixo os verbos
intransitivos, transitivos diretos, transitivos indiretos e, simultaneamente,
transitivos diretos e indiretos:
a)
Às onze horas, a sineta deu o sinal das aulas.
b)
Os passageiros não lhe deram a devida atenção.
c)
Infelizmente deram, mas não receberam.
d)
Confie a Deus as minhas amarguras.
e)
Não pude assistir à solenidade toda.
f)
O doente foi bem assistido pelo médico de plantão.
15. Sublinhe com um traço o objeto direto e com dois o
indireto:
a)
Enviamos circulares a todos os chefes de seção.
b)
Será conferido um prêmio aos vencedores da maratona.
c)
Uma medalha de ouro destinamos ao campeão de natação.
d)
0 mágico tirava coelhos da cartola.
e)
Lembre‑se, nas situações difíceis, dos meus‑‑conselhos.
f)
Trago‑lhe o meu abraço fraterno.
16. Complete, com a preposição conveniente, os objetos
indiretos:
a)
Recordo‑me __os meus bons tempos.
b)
Aspiramos __ uma vida melhor.
c)
Insisto __este assunto.
d)
Assistiremos __ um bom programa de TV.
e)
Precisamos confiar mais __ Deus.
f)
Ansiava ___ dias melhores.
17. Sublinhe os complementos nominais das seguintes
orações:
a)
Tudo isso é inteiramente inútil à harmonia dos povos.
b)
Sob o grande guarda‑sol vermelho, ele distingue o vulto da namorada.
c)
Quem responderia com referência a essas críticas?
d)
Tenho receio de que ele faltará com a palavra empenhada.
e)
A reclamação que fizeram tornou‑se útil às autoridades.
f)
Nele ninguém tinha confiança.
18. Sublinhe e classifique (1) objeto indireto; (2)
complemento nominal:
( ) Tinha ódio
às injustiças.
( ) Nada sei
relativamente a este assunto.
( ) Não duvides
nunca de mim.
( ) A notícia do
acidente espalhou‑se por todo o bairro.
( ) Não depende
de nós a aprovação unânime.
( ) Tenho
certeza da sua inocência.
19. Sublinhe e classifique os predicativos nas seguintes
frases:
a)
Os velhos do asilo olhavam a rua tristes.
b)
O boato é um vício detestável.
c)
Eles o consideravam homem de bem.
d)
A verdade é que nunca mentimos.
e)
Sempre lhe chamavam de ingrato.
f)
Elegeram‑no representante da turma.
20. Indique se os termos sublinhados funcionam como (1)
objeto indireto ou (2 ) objeto direto preposicionado:
( ) Cabe a ela uma resposta enérgica.
( ) Devemos amar a Deus sobre todas as
coisas.
( ) Não confiava em ninguém.
( ) A professora a quem muito estimava deixou
o colégio.
( )
Encontrei‑o e a ela num baile de carnaval.
21. Preencha convenientemente os parênteses da primeira
coluna com os números da segunda, tendo em vista a voz em que se encontra o verbo
assinalado:
( ) Reviram‑se as provas de todos os
candidatos. ( 1 ) voz ativa
( ) Todos a ouviram com emoção. ( 2 ) voz passiva
( ) 0 museu foi visitado por muitos turistas. ( 3 ) voz reflexiva
( ) Feri‑me com um canivete suíço.
( ) Por ele eram sentidas as tristezas do
crepúsculo.
( ) Penteou‑se em pleno salão de festas.
22. Passe as orações abaixo para a voz passiva:
a) Nada acrescentaste ao capítulo.
b) Jamais esqueceríeis aquela noite festiva, senhores acadêmicos.
c)Alexandre recebera‑o com alegria.
d) Ele citava sempre autores estrangeiros.
e) Convocaremos para a próxima semana uma reunião da
diretoria.
f) A glória não o perturba.
23. Mude as frases da passiva analítica para a pronominal.
a) Sempre eram cumpridas as suas determinações.
b) Foram mantidos os contratos firmados.
c) Fora ouvido um estrondo em plena madrugada.
d) Brevemente serão conhecidos os resultados da pesquisa.
e) No caso seria proposta uma diligência externa.
f) Fui batizado na igreja do Outeiro da Glória.
24. Passe as frases para a passiva analítica.
a) Preferem‑se as tortas de chocolate.
b) Ler‑se‑ão com prazer e interesse os romances
policiais.
c) Ouviam-se gritos lancinantes ao longe.
d) Com o temporal muitas embarcações se perderão no mar.
e) Na reunião de condomínio, ouvem‑se muitas reclamações.
f) Lançar‑se‑ia, às pressas, uma campanha de auxílio às
crianças carentes.
25. Assinale no período abaixo os adjuntos adnominais e
indique a classe de palavras a que pertencem:
Na manhã seguinte, com um sol de primavera, três valentes
rapazes partiram alegres.
26. Indique a função sintática dos termos assinalados,
colocando: ( 1 ) aposto, 2 ) vocativo.
( ) Aonde vais, meu mestre, a estas
horas?
( )
Ofereci‑lhe tudo: dinheiro, afeto e prestígio.
( ) Carlinhos, você é ainda um menino.
( ) 0 comandante Paulo embarcou para a
Europa.
( ) Deseja alguma coisa, senhor?
( ) Automóveis, iates, apartamentos, tudo
foi vendido no leilão.
( ) Haverá, no domingo, campeonato de remo na
Lagoa Rodrigo Freitas.
27. Assinale os apostos e indique a que termo da oração
pertence:
a) Os filhos do capitão Nerval brincam todos os dias
debaixo da minha janela.
b) Toureiro de verdade só há um, o Antônio Corajoso.
c) No mês de Janeiro faz muito calor no Rio.
d) 0 poeta Casimiro de Abreu morreu muito jovem.
e) Nunca se esqueceu de Castro Alves, o poeta dos
escravos.
28. Nas frases seguintes, classifique os termos
destacados de acordo com o código: ( 1 ) predicativo do sujeito, ( 2 )
predicativo do objeto direto, ( 3 ) predicativo do objeto indireto, ( 4 )
adjunto adnominal.
( ) Os
candidatos aguardavam nervosos o resultado
do concurso.
( ) Achamos a
conferência muito monótona.
( ) Os exilados
deixavam o país tristes.
( ) Chamaram‑lhe
de incompetente.
( ) Fatos estranhos ocorreram naquela
madrugada.
( ) Passei minha
infância nas tranqüilas ruas
de Botafogo.
( ) A notícia
deixou o pobre homem feliz.
29. Separe em cada oração: (1) objeto direto
preposicionado; (2) objeto indireto:
( ) Na festa de formatura, ela conquistou a
mim.
( ) Ela depende de mim.
( )
Insistíamos na sua recuperação.
( ) A médico, professor e letrado nunca
enganes.
( ) Lembre‑se de que ao mal venceu o bem.
( ) Nunca deixei de amar ao próximo.
30. Sublinhe os adjuntos adverbiais, classificando‑os
quanto à circunstância:
a) Atualmente os alunos lêem muito pouco.
b) De canoa, enfrentaram as corredeiras do rio São
Francisco.
c) Não saíram por causa da chuva.
d) Talvez vá a São Paulo com meu pai.
f) A porta foi derrubada a martelo.
g) De improviso, o conferencista falou sobre Literatura
Portuguesa.
h) Para a escolha do prato chamou o garçom.
31. Dê a classe gramatical e a função sintática das palavras
grifadas:
a) Ninguém sairá
de casa à noite.
b) Era grande a felicidade
da criança diante do brinquedo.
c) Havia muitas dúvidas sobre a sua atitude.
d) A notícia foi lida por toda a população da cidade.
e) Respondeu‑nos com um aceno
caloroso.
32. Transforme o sujeito composto em sujeito simples:
a) Eu e meus
irmãos passaremos o Natal em Salvador.
b) Os alunos e os professores entrarão de férias em
dezembro.
c) Serão nomeadas prioritariamente professoras e
enfermeiras.
d) Na diretoria compareceram timidamente alunas,
inspetoras e alguns serventes.
e) Olhavam deslumbrados à demonstração do mágico
crianças, moços, velhos e eu.
33. Transforme a oração sem sujeito em oração com sujeito
simples:
a) Há muitos cavalos no pasto.
b) Deve haver muitos candidatos reprovados no vestibular.
c) Naquela semana, havia dois grandes espetáculos.
d) No julgamento poderá haver duas versões para o caso.
e) Houve outrora muitos litígios naquela região.
34. Transforme as orações abaixo em orações sem sujeito:
a) Realizar‑se‑ão inúmeras reuniões para debate de
matéria polêmica.
b) Existiram grandes pensadores na antiga Grécia.
c) Estavam presentes pessoas interessantes naquela
reunião.
d) Deverão ocorrer muitas demissões nesta empresa.
e) Ali sucederiam fatos extremamente desagradáveis.
35. Complete os espaços convenientemente:
a) São termos essenciais da oração:
_________________________
b) O sujeito é __________ quando tem um só núcleo
e_____________ quando apresenta mais de um núcleo.
c) Quando o sujeito fica indeterminado com o emprego do
pronome se, este recebe o nome de _____________________________________.
d) Nas orações sem sujeito o verbo é chamado de _____________
.
e) 0 predicado pode ser
________________________________________ .
f) Os verbos que não trazem idéia nova ao sujeito e
funcionam como elo entre este e o seu predicativo, chamam‑se ________________
.
g) O predicativo pode‑se referir __________________________________________
.
h) Há palavras que completam o sentido de substantivos,
de adjetivos, de verbos e de advérbios. As que se ligam por preposição a
substantivo, adjetivo ou advérbio, chamam‑se ______________
_______________________
. Denominam‑se _________________________________________
as que integram o
sentido do verbo.
i) Quando uma
oração contém um verbo construído com objeto direto, ela pode assumir a forma
passiva, mediante as seguintes transformações: a) o objeto direto passa a ser ______________
b) o verbo
passa à forma ______________________ do mesmo tempo e modo; c) o sujeito
converte‑se em ____________________ .
j) São termos acessórios da oração: ______________________________
e ______________
.
l) Toda declaração que se faz por meio de um
verbo, claro ou oculto, é uma _____________ .
m) No período
simples, a oração se chama ______________________ .
n) Dá‑se o
nome de _______________ ao termo isolado do resto da frase.